FAUSTO DE GOETHE

Mais recente trabalho da Cia. São Jorge de Variedades, com direção de Georgette Fadel e Claudia Schapira, FAUSTO é inspirado em Fausto 0 e Fausto I, de Goethe. Música ao vivo e projeções marcam a montagem. Comemorando 15 anos, a Cia. São Jorge de Variedades criou FAUSTO, que fez sua estreia […]

FAUSTO DE GOETHE

Mais recente trabalho da Cia. São Jorge de Variedades, com direção de Georgette Fadel e Claudia Schapira, FAUSTO é inspirado em Fausto 0 e Fausto I, de Goethe.
Música ao vivo e projeções marcam a montagem.

Comemorando 15 anos, a Cia. São Jorge de Variedades criou FAUSTO, que fez sua estreia em 2014 no Mirada Festival Ibero-Americano de Santos, realizando temporadas de grande sucesso no Sesc Pompeia e Teatro João Caetano, em São Paulo. Em 2015, o espetáculo participou do FILO de Londrina.

A adaptação da Cia São Jorge de Variedades para o texto de Goethe, que lhe deu repercussão universal, foi feita por Georgette Fadel e Claudia Schapira, diretoras da montagem, com colaboração e consultoria de Alexandre Krug, presente no elenco. Os atores da Cia. Marcelo Reis, Patrícia Gifford, Paula Klein e os atores convidados Edgar Castro e Pedro Felício, além dos músicos Luiz Gayotto, Lincoln Antônio e Felipe Massumi também contribuíram para a adaptação final.

A Cia São Jorge de Variedades traz FAUSTO para a arena do teatro a fim de debater as formas e relações da modernidade e do contemporâneo. Através dessa obra gigante tentamos realizar um salto de compreensão e expressão da condição humana atual. Diante de nossa limitada visão, mas ainda assim, visão, a Cia. São Jorge de Variedades olha com um pouco mais de abrangência para o mundo e oferece o que tem visto, sentido e pensado na forma deste espetáculo.

 

A busca pelo essencial

Fausto, além de ser a obra simbólica da vida de Goethe, adquire também significado universal por materializar o mito do homem moderno, o homem que busca dar significado a sua vida, que precisa tocar o eterno e compreender o misterioso. Na obra, pode-se dizer, o poeta expressa a experiência de toda sua existência.

A dupla Fausto e Mefistófeles, o homem e seu diabo realizador de desejos é conhecida há mais de cinco séculos. Goethe a torna uma espécie de epopeia da modernidade. Trabalhando poeticamente no terreno das contradições, ele as torna a própria essência da obra e a própria força propulsora da história.

A essência da obra está na contradição e na ideia de que o homem quis e obteve mais conhecimento, evolução tecnológica, para evoluir socialmente e viver bem, mas não o reconhecimento da alteridade. A cegueira para a natureza e existência do outro torna tudo em seu oposto. A busca do trabalho dramatúrgico é a síntese. A pesquisa em todas as frentes da concepção do espetáculo é pelo indispensável, sem floreios, para que tudo o que está em jogo fique claro. Cenografia, luz, figurinos e interpretação buscam o cerne, o essencial.

 

 

O Coro

FAUSTO tem na palavra, no som, na musicalidade um de seus pontos fortes de composição. A criação do espetáculo se deu através da experimentação orgânica com texto e intenções da cena, onde grande parte das cenas é trabalhada em coro.
Em nosso encontro com Fausto, todos integrantes do elenco passam pelos principais personagens. Com a intenção de ampliar forças, os atores, em algumas cenas, são apenas corpos enquanto outros são as vozes.
A música é outro elemento presente na montagem, com três músicos em cena e cinco instrumentos (piano, violoncelo, guitarra, baixo e bateria), criando-se um contraponto entre instrumentos mais clássicos e modernos, com cenas musicais que remetem a uma opereta e outras com face mais moderna, onde o grupo atualiza o texto com suas vozes.

Todas as fotos de Cacá Bernardes

Veja mais fotos.

Sinopse
Fausto é o homem que persegue o conhecimento, que quer a essência ou a fonte da vida, a transformação, e que diante do imenso sofrimento de sua honesta busca, se lança ao pacto com forças que amplificam e realizam seus desejos, trazendo consigo as devidas consequências. Mefistófeles é quem responde o seu chamado e Margarida é a primeira vítima desse violento caminho.

Histórico
Estreia em setembro de 2014 no Mirada – Festival Ibero-Americano de Santos – SP.
Temporada de setembro a novembro de 2014 no Sesc Pompeia – São Paulo -SP.
Temporada em novembro de 2014 no teatro João Caetano – São Paulo – SP.

FILO – Festival Internacional de Teatro de Londrina – PR, agosto de 2015.

Caixa Cultural – Brasília – DF, julho de 2016.

Clipe do espetáculo

TEASER FAUSTO – CIA SÃO JORGE DE VARIEDADES from bruta flor filmes on Vimeo.

Ficha Técnica
FAUSTO
Texto – Johann Wolfgang von Goethe.
Dramaturgia – Georgette Fadel, Claudia Schapira e Alexandre Krug – livre adaptação a partir das traduções de Cristine Röhrig, Jenny Klabin Segall e João Barrento.
Direção – Claudia Schapira e Georgette Fadel.
Elenco – Alexandre Krug, Edgar Castro, Marcelo Reis, Patrícia Gifford, Paula Klein e Pedro Felício.
Músicos – Luiz Gayotto, Lincoln Antonio e Filipe Massumi.
Assistentes de Direção – Vicente Ramos e Rafael Guerche.
Direção Musical e Música Original – Luiz Gayotto e Lincoln Antonio.
Cenografia – Rogério Tarifa.
Figurino – Claudia Schapira e Rogério Tarifa.
Preparação Corporal – Renata Melo.
Treinamento Vocal – Luis Päetow.
Desenho de Luz – Aline Santini.
Engenheiro de Som – Ernani Napolitano.
Direção de Vídeo – Bianca Turner.
Direção de Produção – Isabel Soares.
Fotos e Vídeo – Cacá Bernardes e Bruna Lessa.
Design Gráfico – Sato e Murilo Thaveira – Casadalapa.
Duração – 140 minutos.
Espetáculo recomendado para maiores de 16 anos.

Clipping

Rider Completo

CONTATO