Variedades

12/11/2016 às 15h56

Ciclo de estudos: a Árvore Sagrada da Jurema e A REVOLTA DOS BÁRBAROS

 

Com imenso prazer a CIA SÃO JORGE DE VARIEDADES anuncia novos caminhos pela frente! ✨
E o rumo a seguir desta vez, vem da encruzilhada do destino, que nos fez viajar até o Nordeste! 🌾

Nestes tempos pandêmicos, e tão difíceis, precisamos nos unir.
E convidamos todo mundo a chegar junto nessa nova jornada que se inicia.

 

Através do Proac LAB – PRÊMIO POR HISTÓRICO DE REALIZAÇÃO EM TEATRO,  a Cia começou em abril 2021 seu novo projeto CONFEDERAÇÃO DOS CARIRIS – PERSISTÊNCIA DOS POVOS ORIGINÁRIOS NO NORDESTE BRASILEIRO. O projeto propõe uma nova pesquisa da Cia, com um ciclo de estudos públicos e do compartilhamento de experiências cênicas, a partir dos registros históricos da Confederação dos Cariris, também chamada Guerra dos Bárbaros e Nação Kariri – uma das maiores guerras de resistência de povos originários no Brasil, bem como a partir de depoimentos, narrativas e conversas – ORALITURAS – sobre a mitologia e as cosmopercepções da Jurema Sagrada, culto genuinamente brasileiro celebra a ancestralidade e a indissociável relação da vida e cultura com a natureza. Na Jurema são contadas as histórias de mestres e mestras que através dos cantos perpetuam e presentificam suas narrativas de existência e luta, salvaguardando os saberes desses povos diversos.

Nosso desejo é criar uma obra cênica que seja capaz de trazer à memória os saberes de alguns desses povos, cuja resistência ao esforço colonial de promover sua adequação ao mundo do trabalho, a conversão à fé cristã católica e a uma educação aos moldes das sociedades ditas civilizadas, conseguiu a duras penas impedir o completo apagamento dos elementos e práticas culturais identitárias. Esperamos que este novo trabalho e início de pesquisa seja uma forma de louvação a nossa ancestralidade ameríndia que a História oficial teima em esconder.

 

Acompanhe a programação em 

https://www.instagram.com/ciasaojorgedevariedades/     e     https://www.facebook.com/Cia-Sao-Jorge-de-Variedades-1314049828661243

 

 

CONTATO