Variedades

12/11/2016 às 15h56

PROJETO “AO CORO RETORNARÁS”

1309863927__BLOGAO__ARTE FILIPETA-BANNER 2

 

Dando continuidade ao Projeto “Barafonda”, a Cia. São Jorge de Variedades continua seu mergulho no estudo da história da Barra Funda, bairro emblemático do desenvolvimento da cidade de São Paulo, e agora com o Projeto “Ao Coro Retornarás”, entra na reta final para criar seu novo espetáculo, a estrear em março de 2012. O princípio é resgatar a história do local onde estamos sediados, única maneira de entendermos o presente como fruto de acontecimentos passados, e portanto, o futuro como a perspectiva de toda ação transformadora no presente.

Um dos pilares para a criação da dramaturgia e a linguagem cênica deste novo espetáculo está na investigação das origens do teatro e dos coros gregos. Buscamos no “coro-entidade” a força ancestral da expressão humana. A instância coletiva do coro como a forma de trazer um outro discurso, que se diferencie da voz individual do artista, geralmente isolada no turbilhão urbano. O coro, representante dos cidadãos do povo, é expressão dessa vocação social do teatro.

Escolhemos, entretanto, investigar esse “coro-entidade” nas festas populares tradicionais, entendidas como manifestação espontânea da cultura brasileira. Essa estratégia vem da percepção de que as festas populares são atividades que comungam do mesmo aspecto ritualístico do teatro e se ligam diretamente à realidade social sobre a qual buscamos refletir.

Assim, a Cia. está circulando com seu repertório de peças por Minas Gerais: Ribeirão das Neves e Belo Horizonte e São Paulo: Guaratinguetá, durante importantes datas do calendário festivo destas localidades, buscando trocar experiências com seus fazedores. A proposta é fazer com que as duas peças do grupo se integrem à programação dos festejos, e que estes inspirem o espetáculo “Ao Coro Retornarás”, que no ano seguinte voltará às cidades, completando a circulação e aprofundando a troca. Acreditamos que o debate que essa diversidade de formatos vai gerar pode alargar horizontes do pensamento sobre a criação teatral e a cultura.

CONTATO